Sozinho a desenhar


uma história que começa pelo fim

Posted in Post-it por Hugo Torres em Dezembro 25, 2006

[Estive uns dias parado, mas agora o hiato acabou – para o bem e para o mal. Compromissos académicos primeiro e esta coisa do Natal depois roubaram-me o tempo, o sono e parte da sanidade. Enfim, coisas de alma irresponsável com o relógio.
Apesar de cada vez me dizer menos ao longo dos anos – até ao quase nada –, o Natal ainda me traz alguns momentos deliciosos. Raríssimos, curtos, escondidos, até. Mas nesta ‘edição’ entregaram-me um embrulho que, entre outras coisas, dizia assim dentro:]

«Eram uma vez um príncipe e uma princesa que se casaram e foram felizes para sempre.
Mas “para sempre” é muito tempo e, com o passar dos anos, a felicidade do príncipe e da princesa começou a ter um sabor estranho e a tornar-se, como hei-de dizer?, um pouco aborrecida.
– Que saudades tenho de quando era guardadora de patos!, dizia a princesa.
– E eu que saudades tenho de quando era sapo, e esperava que tu chegasses e me beijasses para quebrar o feitiço!, dizia melancolicamente o príncipe.»

(Manuel António Pina, 2002. Histórias que me contaste tu. Lisboa: Assírio & Alvim)

2 Respostas to 'uma história que começa pelo fim'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'uma história que começa pelo fim'.

  1. liliana said,

    Muito bonito o texto… e tão tristemente verdade.
    Dizem que o ser humano não consegue lidar com a perfeição – tenta sempre encontrar a nódoa na toalha branca… Começo a acreditar que é verdade.
    É a isto que chamam crescer??? 😦

  2. cris(tiana, para quem n gosta de diminutivos) said,

    acho que já escrevi um texto muito parecido com este…
    bah, ando a plagiar sem saber :/
    pergunto-me como certas pessoas se podem considerar felizes… se o são então são uns tristes ou então são mm felizes para sempre, eu é que sou uma triste e isto é só inveja…


Deixe uma Resposta

