Sozinho a desenhar


cavernoso

Posted in Papel por Hugo Torres em Abril 10, 2007

encontro o pouco conforto da vida nas voltas da madrugada escura, nos passeios solitários dentro de um carro cosido pelas calçadas únicas da música. é a esta Póvoa que inesperadamente me agarro, é neste mar de mãos sangradas que o bolso perdeu relevância – favor único do café do egoísmo, do perfume mesquinho dos doces.

encontrei aqui uma vida lúgubre, mas minha; uma vontade decepcionada e triste. não sei em que igrejas dobram os sinos do calor azul que se erguerá dentro em pouco, às minhas costas. nem onde ajoelhar, onde rezar e suplicar.

pesa-me a inutilidade dos dias – e as palavras que amam com o fervor pragmático da conta da luz. já nem eu me dou conta da gratuitidade do dia, pondo o pé da soleira para a rua. não sei se alguma vez dei.

percebo a bondade pretensiosa das casas pequenas e tenho a dinâmica do século xix a palpitar-me na língua. mas não há voltar atrás. todos os dias parto de um horroroso princípio, um erro fatal, de palmatória: de que todas as pessoas que por mim passam são dignas almas de valor ao tempo curto que nos deram.

estão perdidos os anos adolescentes da alegria ao vento. perdi os dias de praia da barriga de Inverno dos anos, onde o sol nos espantava as preces.

Anúncios

Uma resposta to 'cavernoso'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'cavernoso'.

  1. Hélder Beja said,

    oh hugo, já não escrevias uma coisa que me tocasse tanto há uns tempos. e isto, asseguro-te, não é uma crítica 😉
    às vezes, como agora, ainda me surpreendes. há vezes, como esta, em que passo a gostar ainda mais de ti. e isto, nota, não é fácil 😉
    abraço irmão.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: