Sozinho a desenhar


Como se diz normalizar em inglês?

Posted in Papel,Política por Hugo Torres em Novembro 8, 2007

Há uns tempos discutia, entre amigos, a ideia de que a União Europeia – e, especificamente, o Processo de Bolonha – acabaria por normalizar os povos do Velho Continente, numa aculturação liderada pelos mais poderosos e submissão dos mais pequenos, que perderiam a identidade. Em grande parte, não concordei. E assim continuo. Mas esta semana recebo a notícia de que, a propósito do Processo de Bolonha, se quer «internacionalizar» os segundos ciclos do Ensino Superior (o mestrado, na antiga hierarquia académica) na Europa, passando as Universidades a ministrar os ditos apenas em inglês.

Ora, se o ajuste formal – na sua linha ideológica de mobilidade de base e apesar da implementação caótica em Portugal – é engolido com algum custo, esta nova promessa desagrada em pleno. Não deixo sequer abertura à discussão. Se quiser frequentar um segundo ciclo em Itália, aprendo italiano. (Reparem: é aprender, faz parte.) Porque é uma opção minha ir e não uma obrigação deles receber-me. A mobilidade não está em causa. E a língua inglesa não pode calcar todas as outras apenas por causa da sua supremacia neste momento da História.

Não tenho qualquer dificuldade com a língua e admito que a maioria também não tenha, ou tenha poucas. Nem sequer é esse o ponto. É a possibilidade da morte de todas as outras nas elites europeias. Não pode acontecer!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: