Sozinho a desenhar


estava eu a dizer e…

Posted in Léxico,Política por Hugo Torres em Novembro 15, 2007

Quem tem acompanhado os comentários do historiador Rui Tavares e da jornalista Helena Matos na últimas página do Público? O primeiro começou, terça-feira, por cumprimentar Zapatero pela postura democrática a propósito da polémica que envolve o Presidente venezuelano, Hugo Chávez, e o Rei espanhol, Juan Carlos de Borbón, na Cimeira Ibero-Americana. E reprovou a postura real. A segunda fez do texto a massa ideológica preconceituosa do costume e disparou que Chávez era o «ditador de estimação» de Rui Tavares. E foi por aí fora.

O historiador dá hoje conta de vários percursos que vão «da amálgama à amálgama», explicando que «antes de ser de esquerada» é «antitotalitário». E, de encontro ao meu último post, escreve assim:

Chávez chama “fascista” a Aznar mais ou menos como Helena Matos chama “ditador” a Chávez – de forma repetitiva e sem a mínima consideração pelo significado das palavras. Reagindo a isso, Zapatero pediu respeito pelo seu antecessor e pelo povo que o elegeu. Mas foi talvez outra coisa que fez dele, naquele momento, um campeão da democracia: ter exigido respeito pelas palavras, que são os alicerces do debate honesto. Aznar não é um “fascista”. Nem a um adversário se devem distorcer as palavras. “Fascista” não significa dirigente eleito de que Chávez não goste, tal como “ditador” não significa dirigente eleito de que Helena Matos não gosta. Leio a resposta de Zapatero assim: sobretudo a um adversário não se devem distorcer as palavras.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: